23 de out. de 2007

Canal Público de Televisão?

Ver um jogo do meu clube, no auto-denominado "canal público de televisão" é um desafio à paciência e auto controlo.
Quando os nossos rivais da 2ª circular jogaram em Milão, podiam ter sofrido, na primeira parte, os mesmos golos com que o Arsenal hoje aviou o Slávia Praga: no entanto, tiveram o mesmo resultado que os nossos jovens -que ainda a semana passada andaram a suar as cores da selecção nacional e com o desgaste que as viagens à Ásia (continente em que tais países deveriam estar inseridos) acarretam-, mas os comentadores, à conta do golo marcado pelo SLB ao cair do pano, elogiaram de tal maneira as papoílas saltitantes que mais parecia que tinham ganho o jogo.
A mim o que me parece sinceramente, e desculpem lá se me enganei, é que andam a beber em demasia na cartilha do comentador de domingo à noite no canal cabo da concorrência...

Apenas 2 exemplos:
1. a entrada de Paredes, que eu concordo que apenas sabe defender tal como frequentemente disserta o Sr. Santos, serviu, não -como os Srs comentadores nos quiseram fazer pensar- para o Sporting jogar com 3 centrais e dois trincos, mas para jogar no mesmo esquema que vinha utilizando (com o Miguel Veloso no lugar de Ronny), e deve ter sido, na minha modesta opinião, para tentar travar Mancini, e para o eixo defensivo do Sporting ganhar experiência; Fazer Miguel Veloso passar a jogar como único trinco era dar um grande tiro no pé, pois o rapaz, na ultima semana e meia jogou 200 minutos, coisa a que ainda não estará muito habituado, e ainda teve se ir desfilar para a Fátima Lopes no Portugal Fashion (essa é que ainda não percebi).
Já agora, a titulo de curiosidade, quem seria a portuguesita que aos 90 min, quando o Veloso marcou um livre à entrada da área, pareceu bastante despontada, ia saltando da cadeira, mas ainda teve discernimento para ajeitar a peruca? (LOL) Diana Chaves? "Floribella" Abreu? Isabel Figueira?
2. Purovic e Celsinho (que já foram rotulados de contratações falhadas pelo tal comentador de domingo à noite), são bastante jovens, tendo se não estou em erro 19 e 17 anos, respectivamente:
Purovic, que até já marcou, se não estou em erro, 2 golos no campeonato (Amadora e Setúbal), é um jogador bastante alto e seria uma preciosa ajuda para as bolas paradas, já que o jogador de campo mais alto em campo pelo SCP teria cerca de 1.86m (Tonel) e o sporting estava a ter bastantes dificuldades com os centrais da Roma (ambos com mais de 1.90) nas bolas paradas defensivas;
Celsinho, bem desse basta dizer que é titular das jovens selecções brasileiras, pode jogar em 3 posições (Avançado Centro, Extremo Direito e médio organizador.

Para concluir apenas me resta dizer o seguinte: agora que o Sporting por via do acordo celebrado com a CML, deixou de ter as despesas mensais de amortização de empréstimos que tinha até Setembro, pode-se permitir pagar mais condignamente aos seus
jovens, e por conseguinte, aumentar substancialmente as suas clausulas de rescisão, o que irá por consequência contribuir para:
1.º diminuir o apetite dos grandes europeus, que estavam habituados a vir aqui aos "saldos";
2.º manter estável este plantel, com um ou outro ajuste necessário (aumentar as 2ªs escolhas do treinador, e colmatar a saida de M Veloso (com encaixe de 30 milhões de euros, o que dará um lucro bruto de 28 milhões de euros à SAD)
3º Não comprar pacotes de jogadores à lá vieira, em que 10 se aproveitam 2, e mesmo esses (Di Maria e Cardozo) com reticências;

Eu se fosse de outro clube, também estaria preocupado, pois se de um ano para o outro, na Xampions, já se nota alguma evolução, daqui a poucos anos, seremos, a manter esta linha de acção, presença frequente nas eliminatórias da 2ª parte da competição.

3 comentários:

LEÃO DA ESTRELA disse...

Na verdade, esta época, que foi preparada com tempo de sobra para que o clube contratasse “aquisições cirúrgicas” que dessem à equipa a necessária “experiência internacional”, está a revelar um Sporting de qualidade inferior, cujas fragilidades seriam mais fáceis de suportar e, sobretudo, de explicar, se a maioria dos protagonistas fossem os jogadores formados na Academia de Alcochete, como acontecia há um ano.

zerapaz disse...

Concordo com o ilustre, no entanto é preciso referir que o "desafogo financeiro" só surgiu após o fecho do periodo de transferências. Porque será? e já agora, em relação à época passada, penso que jovens formados na academia só saiu o Nani... porque o Caneira já não se pode enquadrar em tal grupo etário, e se calhar teria ficado se tal desafogo permitido pela aprovação do plano de loteamento dos terrenos do antigo estádio tivesse sido aprovado em tempo útil. Um abraço e apareça mais vezes!

FRANCO disse...

Aumentar o ordenado ao Djaló JÁ!!!
E a sua clausula de rescisão para 50 milhões,pode ser que alguem sem juizo o venha buscar e cobre-se o passivo.